São recorrentes as dúvidas quanto às precauções necessárias após um tratamento de canal.
Após o procedimento, é possível manter a rotina normal: trabalho, atividade física e lazer. Entretanto, para garantir o sucesso do tratamento endodôntico, deve-se observar algumas recomendações:
Evite alimentos sólidos após o tratamento de canal
Nas primeiras horas depois do tratamento de canal o paciente deverá evitar comidas sólidas, pois durante a mastigação existe o risco de morder a bochecha em decorrência do efeito da anestesia.
O ideal é que fique a base de líquidos até cessar o efeito do anestésico.
Não mastigue com o dente tratado até a restauração definitiva
Após o tratamento de canal, é colocado um curativo provisório para que o dente não fique aberto até a realização da restauração definitiva.
Os curativos provisórios não possuem a resistência necessária para proteger o dente tratado de uma fratura e podem, inclusive, se deslocar durante a mastigação, permitindo a infiltração de bactérias nos canais radiculares.
Para evitar que isso ocorra, a restauração definitiva deve ser feita o mais rápido possível e o paciente não deve mastigar com o dente tratado até a sua realização.
Em caso de dor após o tratamento de canal, tome analgésico
Os dentes e os tecidos ao redor podem apresentar sensibilidade após o tratamento de canal, reação normal e passageira decorrente do processo inflamatório.
Nessa hipótese, o paciente pode tomar analgésico para evitar qualquer desconforto. Caso não cesse a dor, entre em contato com o seu dentista para saber se há necessidade de entrar com anti-inflamatório e, em último caso, antibiótico.
Faça controle de 6 em 6 meses
Um cuidado necessário após o tratamento de canal é o controle clínico através de exames radiográficos. Para dentes que apresentam lesão apical, esse controle radiográfico deve ser feito até que os sinais de lesão diminuam ou desapareçam no período de 2 anos.
Caso o problema persista, é recomendável que seja realizado o retratamento do canal ou cirurgia parendodôntica (retirada da porção apical da raiz), para evitar a extração do dente.
Fez algum tratamento de canal ou conhece alguém que está com dúvidas sobre os cuidados pós-tratamento? Compartilhe esse post ou deixe sua dúvida nos comentários.