Microscopia + Laserterapia + Sedação óxido nitroso + Ozonioterapia

Coronavírus: Gerador de ozônio contra a Covid-19

Coronavírus: gerador de ozônio contra a Covid-19

O perigo de propagação do novo coronavírus (Covid-19) trouxe a necessidade de que os consultórios odontológicos reformulassem as medidas de biossegurança.

Conosco, aqui na Fenelon Endodontia, não foi diferente. Aproveitamos o período de interrupção dos atendimentos para investir em soluções que proporcionassem o retorno às atividades com a maior segurança possível.

E uma dessas medidas para melhor atender nossos pacientes foi a aquisição de um gerador de ozônio para ambientes – um equipamento que faz a purificação e esterilização do ar.

Por isso, vamos falar para você quais os benefícios desse aparelho e como ele auxilia para reduzir os riscos de contaminação durante o atendimento.

Os principais benefícios do gerador de ozônio

Esterilização do ambiente

O gerador de ozônio é capaz de combater microrganismos como bactérias, vírus e fungos presentes no ar, na água e em superfícies de forma segura e eficiente. Isso ocorre devido ao seu alto poder oxidante.

Tamanho compacto

O ozônio é gerado a partir de ar ambiente submetido a um processo eletrolítico. O gerador de ozônio quebra a ligação molecular do oxigênio (O²) que, quando separadas, se tornam instáveis e se juntam a outras moléculas de oxigênio inteiras formando o ozônio (O³).

Por isso, o aparelho dispensa cilindro de oxigênio e é de fácil locomoção. Assim, podemos garantir a esterilização de todos os ambientes da clínica.

Odor agradável

O ambiente, após purificação/esterilização do ar, possui um cheiro característico, similar a locais montanhosos ou de quando estamos próximos a uma cachoeira.

Seguro

O purificador de ar tem um sistema de segurança que faz com que gere entre 0,07 e 0,08 ppm de ozônio no ar respirável, ou seja, aproximadamente 30% a menos do que o percentual permitido.

Eficiente

Os efeitos da purificação são bem rápidos e efetivos. Ocorrem em tempos menores que 15 minutos em ambientes fechados como os consultórios odontológicos.

Ecológico

Por ser uma molécula natural do nosso planeta, o ozônio não impacta negativamente o ambiente. Além disso, o processo de geração de ozônio não produz subprodutos prejudiciais.

O ozônio pode combater o novo coronavírus?

Sabemos que tudo relacionado ao Covid-19 ainda é muito novo. Porém, já existem alguns estudos que comprovam a eficácia do ozônio no combate aos vírus da Poliomielite, Poliovírus PV1, e o rotavírus SA-11.

Outro estudo interessante, feito na Universidade Federal de Santa Catarina, constatou que o ozônio foi eficiente na eliminação de 99,9% das amostras de dois tipos de vírus em ambientes fechados e com alto fluxo de pessoas. Um desses tipos de vírus possui semelhanças com o Sars-CoV-2, causador da Covid-19.

A pesquisa mais atual, de maio de 2020, está sendo desenvolvida na China e apresenta resultados aparentemente satisfatórios.

Sobre esse estudo, a Federação Internacional de Ozonioterapia – WFOT (World Federation of Ozonetherapy) – ainda aguarda a publicação dos resultados para que não sejam tomadas decisões com base no empirismo.

Esses fatos nos levam a crer que, mesmo que ainda não esteja comprovado cientificamente, o ozônio possui alta probabilidade de eliminar o novo coronavírus.

Como funciona o ozônio contra os micro-organismos?

O mecanismo de ação do ozônio contra os micro-organismos ocorre “de fora para dentro”.

O ozônio destrói sua parede celular, via reações químicas de oxidação, até penetrar no seu interior. Depois, difundi-se através do envelope viral e/ou revestimento proteico (capsídeo viral) em direção ao núcleo de ácido nucleico, resultando em danos ao DNA ou RNA viral, culminando assim em sua morte.

Baseado na efetividade do ozônio em infecções virais semelhantes, a Fenelon Endodontia buscou uma solução moderna para garantir o máximo de descontaminação do ambiente clínico e aumentar a segurança dos nossos pacientes.

Precisamos nos cuidar para que esse vírus não se propague. E a sua saúde é a nossa prioridade.

Ficou com alguma dúvida sobre a ozonioterapia? Deixe um comentário para nós abaixo!

Compartilhe

Leia Também

Deixe seu comentário

Busca

Endodontia microscópica digital

Endodontia Microscópica Digital

Agende Sua consulta

NOME*

E-MAIL*

TELEFONE*

DATA DE pREFERÊNcia*