Microscopia + Laserterapia + Sedação óxido nitroso + Ozonioterapia

Procedimentos

Sedação óxido nitroso

Sedação óxido nitroso, tratamento sem dor em odondologia

A sedação com óxido nitroso, também conhecida como gás do riso, é um método utilizado em tratamentos odontológicos que controla medo, ansiedade e dor, causando um extremo conforto e bem estar ao paciente.

Trata-se de um método extremamente seguro e de efeitos imediatos: o gás é rapidamente absorvido e eliminado. Não há contra indicação absoluta e dispensa a presença de um acompanhante.

A utilização desta técnica não dispensa a aplicação do anestésico, porém diminui significantemente a sensibilidade, o que a torna indolor.

Tire dúvidas sobre a Sedação Óxido Nitroso na Odontologia

Como funciona a sedação óxido nitroso?

Durante o procedimento o paciente utiliza uma máscara nasal inalando a mistura de dois gases, oxigênio puro e óxido nitroso. Nos primeiros 5 minutos, o paciente inala oxigênio puro para evitar dor de cabeça após a sedação.

A liberação de óxido nitroso é feita aos poucos, com acréscimo gradativo tendo o objetivo de evitar possível náusea. A quantidade de óxido nitroso a ser inalada varia de paciente pra paciente, isto independe de peso, altura, sexo, etc.

A forma de saber a dosagem perfeita é a observação dos sinais do seu corpo: olhos meio fechados, pernas e braços relaxados, movimentos lentos, rubor na face, voz mais grave e o principal é o depoimento do paciente, afinal ele fica consciente todo o tempo para dizer o que está sentindo.

Após definida a quantidade, esta dosagem é mantida para que o paciente fique durante todo o procedimento com sensação de bem estar. Terminado o procedimento, é colocado oxigênio puro por mais 5 minutos para inalação e retirada a máscara.

É seguro usar a sedação óxido nitroso?

É um método extremamente seguro e de efeitos imediatos: o gás é rapidamente absorvido e eliminado.

O que garante sua segurança é o fato do paciente estar o tempo inteiro consciente, tendo condição de relatar a qualquer momento algum mal estar e também o fato dele ser eliminado em questão de segundos.

Qual a idade mínima em que a sedação óxido nitroso pode ser administrada?

A sedação com óxido nitroso pode ser utilizada em pacientes de qualquer idade.

Existe alguma contra indicação?

Não há contra indicação absoluta e dispensa a presença de um acompanhante.

Porém, existem algumas contra indicações relativas, como paciente respirador bucal (pessoas que não conseguem respirar pelo nariz). É importante lembrar que cada caso deve ser avaliado pelo dentista para saber se a sedação é possível.

Uma pessoa com asma pode ser sedada com óxido nitroso?

Sim, os pacientes asmáticos não apresentam nenhum problema com a sedação. Porém, é importante lembrar que cada caso deve ser avaliado pelo dentista.

A sedação óxido nitroso age da mesma forma como uma anestesia?

O óxido nitroso causa analgesia no tecidos moles, ou seja, deixa sua gengiva anestesiada e, consequentemente, alivia a dor durante a aplicação do anestésico.

Por isso, a utilização da sedação óxido nitroso não dispensa a aplicação do anestésico, mas diminui significantemente a sensibilidade, o que a torna indolor.

Outro fator importante é que o paciente no estado de relaxamento tem outra sensação de dor. O que acontece é que um estímulo que em um momento de tensão seria percebido como dor, no momento de relaxamento fica imperceptível.

Qual a diferença entre a sedação óxido nitroso e a anestesia geral?

Essa é uma grande dúvida dos pacientes. Existe alguma diferença?

Então, vamos à explicação bem simples, curta e direta. Na sedação com óxido nitroso, o paciente fica consciente e não há a necessidade de um anestesista e de um acompanhante.

No caso da sedação absoluta, o paciente fica inconsciente (desacordado) e é necessário a presença de um anestesista e de um acompanhante.

Posso sair normalmente após o uso da sedação óxido nitroso?

Sim, o gás é eliminado em segundos. Isso faz com que o paciente possa voltar para qualquer atividade posterior (trabalho, atividade física, dirigir, etc.).

Quais as principais vantagens em relação à sedação com medicamentos (benzodiazepínicos), por via oral?

  • Tempo curto (por volta de 5 minutos) para se atingir os níveis adequados de sedação e para a recuperação do paciente.
  • Os gases podem ser administrados de forma individual. Ou seja, é possível dosar a quantidade e a concentração de óxido nitroso e oxigênio para cada paciente.
  • A duração e a intensidade da sedação são controladas pelo profissional em qualquer momento do atendimento.

Por que a sedação é conhecida como gás do riso?

Agora, um pouco de curiosidade. Em 1798, na Inglaterra, Humphrey Davy, foi o primeiro a inalar de forma crônica o óxido nitroso puro.

Ao invés de incorrer em alguma condição ruim, ele achou a experiência muito agradável, ficou eufórico e sentiu vontade de rir.

Outras descrições de suas experiências com óxido nitroso incluem “existência ideal” e “alegria irresistível”. Por esses motivos, a sedação é conhecida como gás do riso.

O Dimas e a Luciana fizeram o tratamento com a sedação óxido nitroso. Veja nos vídeos abaixo os depoimento deles:

Compartilhe

Veja outros procedimentos

Endodontia Microscópica Digital

Agende Sua consulta

NOME*

E-MAIL*

TELEFONE*

DATA DE pREFERÊNcia*