Veja outros procedimentos
Procedimentos
Sedação óxido nitroso
A sedação com óxido nitroso, também conhecida como gás do riso, é um método utilizado em tratamentos odontológicos que controla medo, ansiedade e dor, causando um extremo conforto e bem estar ao paciente.
Trata-se de um método extremamente seguro e de efeitos imediatos: o gás rapidamente absorvido e eliminado. Não há contra-indicação absoluta e dispensa a presença de um acompanhante.
A utilização desta técnica não dispensa a aplicação do anestésico, porém diminui significantemente a sensibilidade, o que a torna indolor.
Tire dúvidas sobre a Sedação Óxido Nitroso na Odontologia
Como funciona a sedação óxido nitroso?
Durante o procedimento o paciente utiliza uma máscara nasal inalando a mistura de dois gases, oxigênio puro e óxido nitroso. Nos primeiros 5 minutos, o paciente inala oxigênio puro para evitar dor de cabeça após a sedação.
A liberação de óxido nitroso feita aos poucos, com acréscimo gradativo tendo o objetivo de evitar possível náusea. A quantidade de óxido nitroso a ser inalada varia de paciente pra paciente, isto independe de peso, altura, sexo, etc.
A forma de saber a dosagem perfeita a observação dos sinais do seu corpo: olhos meio fechados, pernas e braços relaxados, movimentos lentos, rubor na face, voz mais grave e o principal o depoimento do paciente, afinal ele fica consciente todo o tempo para dizer o que está sentindo.
Após definida a quantidade, esta dosagem é mantida para que o paciente fique durante todo o procedimento com sensação de bem estar. Terminado o procedimento, é colocado oxigênio puro por mais 5 minutos para inalação e retirada a máscara.
É seguro usar a sedação óxido nitroso?
É um método extremamente seguro e de efeitos imediatos: o gás rapidamente absorvido e eliminado.
O que garante sua segurança é o fato do paciente estar o tempo inteiro consciente, tendo condição de relatar a qualquer momento algum mal estar e também o fato dele ser eliminado em questão de segundos.
Qual a idade mínima em que a sedação óxido nitroso pode ser administrada?
A sedação com óxido nitroso pode ser utilizada em pacientes de qualquer idade.
Existe alguma contra indicação?
Não há contra indicação absoluta e dispensa a presença de um acompanhante.
Porém, existem algumas contra indicações relativas, como paciente respirador bucal (pessoas que no conseguem respirar pelo nariz). importante lembrar que cada caso deve ser avaliado pelo dentista para saber se a sedação possível.
Uma pessoa com asma pode ser sedada com óxido nitroso?
Sim, os pacientes asmáticos não apresentam nenhum problema com a sedação.
Porém, importante lembrar que cada caso deve ser avaliado pelo dentista.
A sedação óxido nitroso age da mesma forma como uma anestesia?
O óxido nitroso causa analgesia no tecidos moles, ou seja, deixa sua gengiva anestesiada e, consequentemente, alivia a dor durante a aplicação do anestésico.
Por isso, a utilização da sedação óxido nitroso não dispensa a aplicação do anestésico, mas diminui significantemente a sensibilidade, o que a torna indolor.
Outro fator importante que o paciente no estado de relaxamento tem é outra sensação de dor. O que acontece é que há um estímulo que em um momento de tensão seria percebido como dor, no momento de relaxamento fica imperceptível.
Qual a diferença entre a sedação óxido nitroso e a anestesia geral?
Essa uma grande dúvida dos pacientes. Existe alguma diferença?
Então, vamos à explicação bem simples, curta e direta. Na sedação com óxido nitroso, o paciente fica consciente e não há a necessidade de um anestesista e de um acompanhante.
No caso da sedação absoluta, o paciente fica inconsciente (desacordado) e é necessário a presença de um anestesista e de um acompanhante.
Posso sair normalmente após o uso da sedação óxido nitroso?
Sim, o gás é eliminado em segundos. Isso faz com que o paciente possa voltar para qualquer atividade posterior (trabalho, atividade física, dirigir, etc.).
Quais as principais vantagens em relação à sedação com medicamentos (benzodiazepínicos), por via oral?
- Tempo curto (por volta de 5 minutos) para se atingir os níveis adequados de sedação e para a recuperação do paciente.
- Os gases podem ser administrados de forma individual. Ou seja, é possível dosar a quantidade e a concentração de óxido nitroso e oxigênio para cada paciente.
- A duração e a intensidade da sedação são controladas pelo profissional em qualquer momento do atendimento.
Por que a sedação é conhecida como gás do riso?
Agora, um pouco de curiosidade. Em 1798, na Inglaterra, Humphrey Davy, foi o primeiro a inalar de forma crônica o óxido nitroso puro.
Ao invés de incorrer em alguma condição ruim, ele achou a experiência muito agradável, ficou eufórico e sentiu vontade de rir.
Outras descrições de suas experiências com óxido nitroso incluem “existência ideal” e “alegria irresistível”. Por esses motivos, a sedação conhecida como gás do riso.
O Dimas e a Luciana fizeram o tratamento com a sedação oxido nitroso. Veja nos vídeos abaixo os depoimento deles: