Comecei um tratamento de canal e não terminei. Posso continuar?

Infelizmente, a maior parte das pessoas só procura o dentista quando está sentindo dor.

Isso prejudica o tratamento de canal que é feito em mais de uma sessão, pois na primeira consulta é realizada a pulpectomia (retirada da polpa), cessando a dor do paciente.

A pessoa quando está sem dor, tende a se acomodar e não volta para finalizar o tratamento. Isso pode ocorrer por medo, falta de tempo ou impaciência.

E aí surge a principal dúvida: “é possível continuar o tratamento que já comecei e salvar meu dente?”.

Bom, nessa circunstância temos um grande problema, o curativo provisório colocado para fechar o dente entre sessões do tratamento de canal não tem tamanha resistência à força da mastigação e é mais susceptível à infiltração.

Isso faz com que entre bactérias dentro canal radicular, ou até mesmo cause uma fratura, que pode se estender até a raiz e ter que extrair o dente. Em alguns casos, ocorre de forma silenciosa, sem que o paciente sinta dor, e quando vai ver, o dente já está perdido.

Se você está nessa situação de ter começado um tratamento e não sabe se é possível finalizá-lo, esse post foi feito exatamente para você.

Além de responder se é possível continuar um tratamento já iniciado, vamos mostrar o que pode fazer no pós-tratamento e como cuidar do seu dente tratado para que ele não venha a precisar passar por um retratamento.

Quando um tratamento é considerado totalmente finalizado?

Um tratamento de canal é considerado totalmente finalizado quando é feita a desinfecção, modelagem, obturação dos canais radiculares e após isso, a restauração definitiva, com materiais adequados e resistentes.

Sem essa restauração, o dente que passou pelo tratamento de canal ficará fragilizado e mais propício a fraturas e infiltrações, pois o curativo colocado pelo endodontista é apenas provisório e menos resistente.

Agora, se nem a desinfecção e a obturação (vedação) dos canais foram feitas de forma completa, aí os riscos são maiores. Nesta situação, o canal se torna um ambiente favorável para a proliferação de bactérias.

Então, ao passar pelo procedimento de canal, não deixe de terminar o tratamento. Além de aliviar as dores, evita um retratamento e até mesmo a perda do dente.

Depois de terminar o tratamento, leve uma vida normal

Um dos motivos que levam as pessoas a não terminar um tratamento é a impaciência para levar a vida normal após um procedimento de canal.

Muitos perguntam: “Fiz um canal hoje, posso malhar, trabalhar ou consumir bebida alcoólica?”. Essas são perguntas recorrentes sobre os cuidados pós tratamento. E a resposta é a melhor possível: Sim, você pode fazer tudo isso normalmente.

O único cuidado que temos que lembrar é em relação às atividades físicas. É importante tomar cuidado com o tipo de exercício que você pratica. Por exemplo, se você faz algum tipo de luta, use o protetor bucal.

Mas se for qualquer outro tipo de exercício, não tem problema. Na verdade, o cuidado primordial que você deve ter é não mastigar com o dente que passou pelo tratamento enquanto não fizer a restauração definitiva.

Como cuidar do dente que passou pelo tratamento de canal

Depois que o tratamento de canal é finalizado, é preciso ter o mesmo cuidado que os outros dentes.

Apesar desse dente estar “morto”, pois a polpa foi removida e o canal preenchido com material obturador, ele continua sendo um vulnerável à cárie como qualquer outro. Por isso, você deve manter uma boa higienização.

Caso contrário, a restauração usada para fechar o dente poderá ser cariada, assim como o restante de estrutura de dente. Dependendo da profundidade dessa cárie pode ser necessário retratar o canal.

Além disso, é importante ir pelo menos 1 vez ao ano ao dentista para ver se a restauração está bem adaptada ao dente.

E também, nos 2 anos seguintes ao procedimento, fazer um acompanhamento por meio de exames raio-X para saber se houve surgimento, redução ou aumento da lesão apical (infecção).

Conclusão

Se você começou um tratamento de canal e não terminou, procure já um endodontista, pois há chances de o dente ainda estar infectado por bactérias.

Na maioria dos casos, essa “fuga” se dá por medo. Se esse também for o seu caso, você precisa conhecer a sedação óxido nitroso. Ela vai te ajudar a termina o tratamento numa tranquilidade que você nem imagina.

Depois que o dente for tratado corretamente tratado e finalizado com a restauração, você deve manter uma boa higienização bucal e fazer um check-up a cada 6 meses, já que a cárie pode surgir de novo.

Não esqueça que o dente que passou pelo procedimento e depois foi restaurado adequadamente tem uma eterna durabilidade.

Gostou do post? Ainda tem alguma dúvida sobre a continuação de um tratamento de canal já iniciado? Não esqueça de deixar um comentário abaixo ou de entrar em contato conosco. Teremos prazer em responder!

Compartilhe
Fenelon Endodontia

Recent Posts

4 motivos para você não adiar a ida ao dentista na pandemia

Adiar a ida ao dentista tem sido um comportamento comum nos dias de hoje. Com…

3 anos ago

Grávidas podem passar pelo tratamento de canal?

Pelo fato do tratamento de canal envolver anestesia, radiografias e cuidados no pós-operatório, existe a…

4 anos ago

Coronavírus: Gerador de ozônio contra a Covid-19

O perigo de propagação do novo coronavírus (Covid-19) trouxe a necessidade de que os consultórios…

4 anos ago

Sedação óxido nitroso na endodontia: as 14 perguntas mais frequentes

A sedação com óxido nitroso, também conhecida como gás do riso, é um método utilizado em…

4 anos ago

A Ozonioterapia na endodontia

Nos tratamentos endodônticos, são utilizados alguns métodos para deixar o procedimento mais seguro e benéfico…

5 anos ago

Endocardite: o que é, quais os perigos e como se prevenir

Já ouviu falar sobre endocardite? A endocardite é um processo infeccioso que pode começar no…

5 anos ago