Sabe aquele chocolate que sobrou da Páscoa? Aquela delícia que não para de passar pela nossa cabeça?
Não é preciso abrir mão, porém é necessário pensar no cuidado que devemos ter para aproveitarmos sem esquecer da saúde dos dentes.
Por que o chocolate pode afetar a saúde dos dentes?
O açúcar, quando fica muito tempo em contato com o dente, é usado pelas bactérias que vivem na boca como alimento. Essas se multiplicam e produzem ácidos que corroem o esmalte do dente (camada mais superficial), ou seja, são responsáveis pela formação do início da cárie.
Se a cárie não for tratada no momento inicial, a lesão pode aumentar e acarretar em problemas bucais mais graves como a necessidade do tratamento de canal e, posteriormente, a perda dental.
Como ocorre o processo?
- Açúcar é o alimento para bactérias da boca que produzem ácido
- Ácido corrói o esmalte (estrutura superficial do dente) e ocorre a formação do início da cárie
- Cárie avança mais profundamente e afeta a dentina
- Sem tratamento, a cárie evolui para o centro do dente (polpa)
- É preciso ser feito o tratamento de canal
Para que este processo não ocorra e não seja necessário abdicar dessas delícias temos uma solução:
Escovar os dentes até 15 minutos após a ingestão dos doces, pois, geralmente a partir desse período, as bactérias estarão metabolizando os açúcares ingeridos e fabricando ácidos, que são bastante prejudiciais aos tecidos bucais. Também é bom lembrar da importância do uso do fio dental.
Comer chocolate durante a noite não é recomendado
Vale ressaltar que o consumo desses produtos no período da noite é o menos recomendado.
Na parte da noite, a ação protetora da saliva é menor, pois a saliva tem anticorpos, enzimas e outros compostos antibacterianos que ajudam o organismo a retardar a ação das bactérias.
Se a higienização bucal estiver sendo feita da maneira correta, você estará livre desse mal durante a noite, mas, se não escovar os dentes e usar o fio dental, estará susceptível a ter uma doença bucal.
Portanto, escove os dentes com uma pasta dental com flúor ou pelo menos faça um bochecho com água após cada vez que comer chocolate. Isso ajudará a remover o excesso que fica parado nas superfícies dentárias e entre os dentes.
Gostou do post? Compartilhe com os amigos!