Microscopia + Laserterapia + Sedação óxido nitroso + Ozonioterapia

Procedimentos

Diagnóstico de Fratura

Diagnóstico de Fratura - Josias Fenelon Endodontia Microscópica Digital

Quebrar um dente pode acontecer com qualquer pessoa e nas mais diversas situações. Mesmo assim, há casos em que as fraturas não são possíveis de serem visualizadas a olho nu ou apenas pelo tato.

Trincas e fraturas na raiz são identificadas através de exame radiográfico ou microscópico. O microscópio operatório pode ser utilizado para determinação da linha de fratura, pois permite aumentar o campo de visualização.

A aplicação de corantes e transiluminação são úteis para a visualização das fraturas radiculares.

O corante azul de metileno, quando aplicado na superfície do dente irá penetrar nas áreas trincadas e indicará a possível localização da fratura.

A transiluminação pode ser útil também para indicar a extensão da fratura.

Outra forma de conseguirmos este diagnóstico é com a tomografia computadorizada, porém esta fratura pode ser camuflada por alguns artefatos (pino, guta percha, etc.) presentes no canal radicular, sendo assim, a análise microscópica ainda é mais segura.

O sintoma de um dente fraturado varia de inexistente à dor intensa

Uma fratura no dente não necessariamente significa que o dente se dividiu em duas partes, mas, se não for tomada nenhuma providência, especialmente com traumas com prematuridades oclusais, a fratura pode progredir para uma divisão radicular.

Um dente fraturado pode ser tratado por uma simples restauração, por endodontia ou até mesmo pela exodontia, dependendo da extensão e da orientação da fratura, da severidade dos sintomas e se eles podem ou não ser eliminados.

Isso faz com que o tratamento do dente fraturado seja difícil e, algumas vezes, imprevisível.

Compartilhe

Veja outros procedimentos

Endodontia Microscópica Digital

Agende Sua consulta

NOME*

E-MAIL*

TELEFONE*

DATA DE pREFERÊNcia*